quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Exemplo de honestidade


Confesso que nunca tive muita proximidade com os ensinamentos japoneses, muito menos com a cultura e a culinária desse povo. Também não me imagino fazendo turismo por terras tão distantes, mas os admiro. Eles já passaram por duas bombas atômicas, convivem com terremotos diários e ainda assim vão ao trabalho e frequentam as escolas. 

Há alguns meses, o litoral japonês foi atingido por um devastador tsunami, que apesar dos estragos e centenas de vítimas, deixou como pior herança a radioatividade que se estenderá a várias gerações. Mesmo assim, eles continuam firmes e fortes, com seus tradicionais semblantes de paz. 

E melhor, honestos. Não se escuta nada a respeito de desvio de verbas para construção de pontes devastadas, aliás, até se elogia o pronto estabelecimento da infra-estrutura pós-tragédia, onde ruas tiveram asfalto recolocado em menos de 24 horas, telefones e luz elétrica reativados. 

Hoje tive mais orgulho dos japoneses... Li que o dinheiro encontrado em milhares de carteiras perdidas, em casas destruídas, em cofres deixados para trás durante o tsunami, estão sendo devolvidos aos seus donos, ou familiares. Cerca de US$ 78 milhões já estão com os devidos proprietários. Sorte? Não, honestidade. Palavra rara...

Nenhum comentário:

Postar um comentário