terça-feira, 6 de setembro de 2011

Atenção navegantes!

A embarcação tupiniquim está sofrendo para passar por mais esta marolinha... De acordo com o IBGE, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) fechou agosto com alta de 0,37%. No ano, a inflação acumulada é de 4,42% e nos últimos 12 meses, a soma já chega a 7,23%, o maior índice desde junho de 2005, quando atingiu 7,27%.

Números à parte, o que a gente sabe mesmo é que a vida não está nada fácil, ainda mais porque o rendimento da população não segue a mesma tendência da inflação. Você lembra o que comprava com R$ 50,00 a cinco anos atrás? Pois hoje em dia, só dá para comprar pão, frios, algumas frutas, verduras e olhe lá... É nessas horas, no poder de compra, que sentimos a verdadeira crise econômica, muitas vezes com variações muito superiores às registradas pelos índices oficiais.

Agarrem os botes salva-vidas, os coletes infláveis! O fantasma da inflação está próximo. Alguns ainda lembram muito bem de como ele agia, outros nem o conhecem. Quem diria... O que aconteceu? Não pode ser apenas uma reação às crises internacionais, alguma coisa escapou do controle nos últimos anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário